Tenho visto muita gente falar sobre Yin e Yang, geralmente associando-as às energias “masculinas” e “femininas” e atribuindo papéis de gênero a essas energias.

Geralmente se fala que a mulher seria mais “Yin“, ou seja, mais acolhedora, amorosa e submissa, e o homem mais “Yang“, dominante, ativo, racional. Mas até que ponto isso realmente se aplica? Ou seria uma distorção do conceito taoísta para se adequar a uma cultura que preza pela distinção de gênero?

Vamos analisar?

A Teoria do Yin Yang

Em meu artigo sobre Meridianos eu falo um pouco sobre como essas duas energias funcionam em nosso corpo e as diferenças de polaridades os chakras no homem e na mulher. 

Para o Taoismo todo o universo é regido por duas energias que ao mesmo tempo que opostas, são complementares. Essa dualidade é necessária para manter o equilíbrio de todas as coisas.

Essas energias são chamadas de Yin e Yang, e seu símbolo expressa sua essência: As duas polaridades estão sempre se movimentando entre si e, assim como um não existiria sem o outro um sempre está contido dentro do outro.

A princípio pode parecer complicado de entender. O Taoismo surgiu da observação dos fenômenos da natureza e do nosso corpo, assim como a ligação entre os dois.

Como o Yin Yang se manifestam no Universo? 

Na natureza as forças Yin e Yang se manifestam, por exemplo, no dia (Yang) e na noite (Yin), na água (Yin) e no fogo (Yang), nas estações do ano, onde o Inverno é o mais Yin e o Verão a estação mais Yang. A luz é Yang e a Sombra Yin, o calor é Yang e o frio é Yin. Todos os elementos tem seu oposto complementar que faz com que haja um equilíbrio. Tudo começa já nos átomos, onde o equilíbrio entre prótons (Positivo – Yang) e elétrons (negativo – Yin) forma a estrutura de toa manifestação física do Universo.

As plantas sobrevivem por causa do intercâmbio harmônico entre o dia e a noite e florescem e se reproduzem por causa da mudança de estações, por mais sutis que sejam. Mesmo em lugares mais extremos onde em certas épocas do ano as noites duram mais que os dias em outras épocas os pólos se invertem, mantendo o equilíbrio e o movimento contínuo, alternando a predominância de cada energia.

A noção que temos de “equilíbrio aqui no Ocidente é da estabilidade de uma balança com dois pesos idênticos. Prezamos por um estado contínuo, de preferência de expansão (bonança, extroversão, atividade, produtividade e sociabilidade) em detrimento de estados onde estamos mais reservados e ociosos. Para o Oriente o conceito de equilíbrio está justamente nesse movimento ondulatório de alternância de energia, inclusive em nossa vida. Os momentos de introversão são tão importantes quanto os de extroversão. Os momentos de escassez são necessários para que haja a bonança. Todos os movimentos são válidos para que haja vida.

Enquanto por aqui nossa noção de equilíbrio vem da estabilidade, da balança com dois pesos iguais, tanto o Taoísmo quanto no Tantra o equilíbrio vem do pulsar entre as duas energias, respeitando os momentos de expansão e contração da vida.

O Yin e o Yang no corpo humano segundo a Medicina tradicional chinesa.

É aí que o bicho pega, pois é muito fácil analisarmos como algo funciona a nossa volta, mas e quando temos que analisar a nós mesmos?

Vou tentar construir um racional da maneira mais neutra possível comparando o equilíbrio macrocósmico da natureza com o microcosmo do nosso corpo.

Para o Tao nosso corpo nada mais é que a reprodução do fluxo de energia do universo. Jesus disse que “Deus está dentro de cada um de nós”, ou seja, ao mesmo tempo que somos responsáveis por construir nossa realidade somos responsáveis por parte da construção do coletivo. Somos parte de Deus. Milhares de anos atrás os chineses já haviam observado a ligação que temos com a consciência do Universo e usavam essa compreensão para criar um estilo de vida mais harmônico com a natureza e de maior consciência de nós mesmos..

Mapeando pontos de calor e o fluxo de energia do corpo dentro de práticas como o Qi Gong os chineses desenharam como se dá o fluxo de energia dentro de nós e desenharem os canais hoje conhecidos como Meridianos.

Como tudo no universo, esse fluxo também se divide em trajetos de energia Yin (com fluxo constante de baixo para cima, correndo pela frente do corpo) e seus complementares Yang (de cima para baixo, correndo pelas costas).

Ok, você já entendeu que temos uma energia Yang positiva e uma energia Yin negativa. E que como uma pilha se retro-alimentam e geram tudo que há no Universo.

Mas como que os chineses descobriram que Yin seria uma energia “feminina” e Yang a “masculina”?

Foi observando as mesmas características da natureza, mas em nossos corpos. O corpo e a energia das mulheres responde as fases da Lua (ciclo menstrual – noite) enquanto o corpo dos homens responde as estações do ano (Sol). O corpo da mulher geralmente sente mais frio que o homem, e assim sucessivamente.

Assim se concluiu que os homens naturalmente tem energia mais Yang e as mulheres tem mais energia Yin, porque naturalmente o corpo de cada gênero responde mais fortemente aos estímulos naturais de uma energia específica.

Apesar do Tao não condenar nenhuma prática ou característica do nosso corpo ou da natureza o Império chinês pensava diferente, a sociedade era organizada de maneira extremamente hierárquica e patriarcal. Apesar da liberação sexual e da importância que o Tao e a própria cultura dava ao prazer feminino as mulheres tinham posições submissas na sociedade, portanto características tidas como “femininas” foram acrescentadas a energia Yin.

“No Ocidente, muitas pessoas, hoje em dia, estão concluindo que masculino e feminino são simplesmente termos genéricos construídos pela sociedade. Tao diz que, apesar de haver muita diversidade de indivíduo para indivíduo, os homens em geral têm mais energia yang (masculina) e as mulheres têm mais a energia yin (feminina). A filosofia Tao sempre reconheceu que os homens também têm uma parte feminina e as mulheres sua parte masculina e que qualquer oposição binária é totalmente falsa. Esta concepção está representada no símbolo de Tao, através de um círculo que representa o masculino dentro do feminino e vice-versa. Cada um contém uma parte do outro.” (Mantak Chia – O Orgasmo Múltiplo do Homem)

Tomar essa posição binária reforça esteriótipos de gênero construídos ao longo da história. Uma mulher sim tem mais energia Yin, pois seu corpo responde a natureza Yin do Universo. Mas devemos observar que, em nenhum aspecto da natureza a noite é submissa ao dia ou o frio ao calor. Todos os elementos Yin anulam o Yang e vice-versa.

Quanto aos aspectos físicos, biológicos e emocionais sim somos diferentes e nos complementamos. Porém, assim como a relação de qualquer outro elemento da natureza, a relação entre homem em mulher deve ser de equilíbrio e nunca de dominância ou submissão de um sobre o outro.

“A sociedade ocidental separa artificialmente nosso masculino e feminino ao desencorajar seu desenvolvimento. Os homens são ensinados, por exemplo, a esconder sua feminilidade. O Tantra encoraja cada gênero a cultivar as energias latentes do outro. Se os homens buscarem suas verdades intrínsecas no caminho tântrico, eles invariavelmente descobrirão seu lado suave, receptivo, sensível e vulnerável, sem perder sua masculinidade. As mulheres descobrirão sua liderança forte, iniciativa dinâmica e poderes de ensino, mantendo sua feminilidade. Essas novas qualidades aumentam as forças consistentes com nosso gênero externo que já aprendemos a exercitar. Talvez esteja mais claro agora por que dizemos que Tantra não é um conjunto de crenças ou filosofias. É um caminho de experiência.” (Awakening the Sacred Gate, Tantra Tahoe, 2003)

Como se comportam os centros energéticos no Tantra Taoísta

Quando o Tantra xamânico hindu alcançou o Tibet houve uma simbiose com o budismo e também com o Taoísmo. Todas es 3 filosofias “coincidentemente” tem muito em comum e o Tao somente trouxe técnica e acurácia para a filosofia naturalista tântrica. Hoje podemos estudar o Tantra budista baseado em Mantras, meditação, Yantras e mandalas. Assim como o Tantra Taoísta baseado nos trajetos dos meridianos e nas forças Yin e Yang de cada chakra, assim como a reflexologia sexual e o sexo curativo e retenção da ejaculação. 

Com essa mescla as características de Shiva, a consciência do Universo, foram incorporados a energia Yang masculina: Forte, racional, vibrante, brincalhão, poderoso, ativo, criativo e sábio. E as características de Shakti, a manifestação da consciência, à energia Yin feminina: Receptiva, amorosa, impulsiva, generosa, maternal, carinhosa, sentimental, compassiva.

Vale lembrar que no Tantra da Caxemira os Deuses são metáforas dos vários aspectos de nossa consciência cada Deus (consciência) tem uma Deusa (manifestação) equivalente, ou seja, todos nós temos as características de Shiva e Shakti dentro de nós.

E as polaridades de nossos chakras se invertem de acordo com nosso gênero, como descrevi no texto sobre meridianos. Porém dentro de cada centro Yang há uma parte Yin, e vice-versa. E essa polaridade vive em movimento e alternância da predominância das energias.

Por exemplo: assim como na natureza as noites (Yin) tem a alternância entre a lua cheia (Yang) e a lua nova (Yin) ou os dias (Yang) intercambiam entre o verão (Yang) e o Inverno (Yin) nossos centros energéticos também se comportam da mesma maneira.

Yin e Yang na relação sexual

 Como falamos anteriormente segundo as filosofias orientais cada um de nós é a representação da manifestação do próprio  Universo. Temos o dia a e noite, o calor e o frio, a contração e a expansão, o Yin e o Yang, o masculino e o feminino…tudo dentro de nosso corpo. E essas energias se movimentam em ondas sempre buscando o equilíbrio.

E o ato sexual é manifestação física da junção dessas forças, é quando as duas polaridades se conectam e assim podemos alcançar o divino, a plenitude, onde não existe mais dualidade.

Uma interpretação para a teoria do Big Bang é que o Universo teve seu início através de um grande Orgasmo. E ele continua a se expandir e se contrair como esse único, longo e cósmico gozo. E nós podemos tocar e experimentar toda essa energia. Durante nosso Orgasmo, nós nos conectamos com a energia cósmica do Universo, e nossa energia sai em forma de espiral para que nos juntemos a ela. Simultaneamente, essa energia se mescla com nosso ser, nos oferecendo, a partir da união com o próximo, o reconhecimento de todo nosso poder.”

(Kavida Rei – Tantric Sex, the path to sexual bliss. Tradução livre) 

Durante o sexo um dos parceiros assume um papel mais Yin e o outro mais Yang. Durante a penetração, a mulher tem a necessidade de relaxar e se abrir para assim acolher o pênis do parceiro, então geralmente ela que detém e energia Yin. Enquanto o homem, que penetra o pênis ereto a ser acolhido pela vagina de sua parceira, seria a representação do Yang.

Porém sempre temos que lembrar que uma energia está contida dentro da outra, e mesmo que temos uma delas mais representativa a outra também pode se manifestar. Por exemplo: quando a parceira está por cima ou está fazendo sexo oral no parceiro ela está assumindo o papel Yang (ativo) na relação.

A inversão de papéis é importante para o fluxo energético.

Para o Tao essa inversão de papéis durante o ato é importantíssimo para que o sexo seja uma ferramenta da cura e ascensão. Não existe elevação de consciência caso haja qualquer relação de dominância de uma força perante a outra ou estagnação das polaridades em cada um. As forças devem sempre se movimentar se retroalimentando.

Apesar de evitarmos a oposição binária, precisamos ficar atentos às nossas diferentes necessidades, principalmente na cama. Por exemplo, Yang tanto se eleva rapidamente quanto se extingue depressa; Yin se eleva com mais vagar, bem como se extingue vagarosamente. Devido aos homens tenderem a ser mais yang e as mulheres a ser yin, eles podem se ajudar mutuamente para alcançar um melhor equilíbrio através da troca de suas energias durante o sexo. O ideal é que ambos os parceiros estejam conscientes de como se faz essa troca. Você não pode receber a energia yin dela sem dar a seu yang. Permitir que ela absorva seu excesso de energia yang também evita que você acumule muita energia nos seus genitais controlando a ejaculação. Se você ejacular, fica difícil trocar energia, porque você perde a maioria da sua.

Lembre-se, é a troca que é importante.

O Tantra Taoísta encara o sexo como um jogo onde o homem deve aprender a controlar sua energia Yang se abrindo e se vulnerabilizando para que consiga controlar seu fogo e assim, aquecer a água de sua parceira. Enquanto ela, com o fogo Yang de seu coração, com sua abertura e entrega, aqueça a água da paixão de seu companheiro. E assim as energias se juntam e circulam entre os dois.

“Há somente uma solução para que um homem possa acompanhar sua parceira durante o ato sexual: Se tornar energeticamente uma mulher. Isso quer dizer abandonar completamente a si mesmo, se deixar ir, se entregar completamente.”

— Daniel Odier em “Desire”

O poder da deusa durante o sexo.

No sexo tântrico, a mulher incorpora todas as mulheres do universo. O homem demonstra seu amor e confiança por meio de atos espontâneos de adoração devocional. Como resultado, a mulher se abre como uma flor de lótus, irradiando serenidade, beleza e êxtase. Em resposta, o homem se rende, permitindo que o ego morra enquanto ele se afoga na plenitude do poder feminino de sua parceira.

No tantra, toda mulher é uma deusa que incorpora o princípio feminino yin do universo. Quanto mais uma mulher puder abraçar sua verdadeira essência feminina durante o sexo, mais feliz e mais realizada ela será, e mais ela poderá se abrir para seu parceiro no amor.

A sexualidade de uma mulher é desencadeada por meio do amor e brincadeiras sensuais. As meditações tântricas ajudam a ativar a abundante capacidade de orgasmo inerente a toda mulher. Os chakras que melhor podem ajudá-la a entrar em contato com seu poder feminino são os mais Yang, ou seja, o segundo, o quarto e o sexto. A massagem e a atenção a eles ajudarão a relaxá-la e estimulá-la.

Esteja confiante em revelar sua deusa interior durante o sexo. Permita-se deixar ir e liberar todos os aspectos de seu poder feminino. Faça barulho, seja fluida e natural, permita que suas emoções fluam livremente e não tenha medo de assumir o controle quando tiver vontade.

O poder do deus durante o sexo.

O parceiro masculino representa cada homem no mundo e aparece para sua amada como um deus onipotente. A mulher se submete à paixão, desejo e energia dele. A parceira se abre para seu amado sem resistência, descobrindo sua verdadeira força enquanto se deixa levar.

Para o homem o sexo tântrico é uma oportunidade de explorar e expressar sua masculinidade, de se tornar o seu eu autêntico e de assumir um papel dominante como amante. É realmente excitante para a mulher ver seu amante abraçando sua força e assertividade, mas também permanecendo sensível e ciente de suas necessidades. No tantra, o princípio masculino é uma combinação potente e sexy de força, ternura e poder. O verdadeiro poder masculino se origina do terceiro chakra (localizado no plexo solar), onde suas linhas de energia se encontram. É aqui que o seu verdadeiro eu, masculino e forte, mas sem ego, encontra a energia que se manifesta em todo o seu ser. É uma área em que sentimentos e emoções não expressos podem ficar presos e isso pode afetar a capacidade de um homem viver em sua totalidade, não apenas nos relacionamentos e durante o sexo, mas também no mundo em geral. As meditações do Tantra podem ajudá-lo a liberar sua natureza masculina.

Quanto mais confiante um homem estiver em expressar seus sentimentos à parceira, mais sexy ele será. No tantra, você é encorajado a expressar seus pensamentos, sentimentos e desejos. 

O desejo por sexo com penetração pode ser uma força motriz nos homens, e isso pode impedir sua criatividade no ato de fazer amor. O tantra o encoraja a permanecer presente no momento, entregando-se a cada sensação e movimento e assim fazer com que a penetração e a ejaculação passe a ser só mais um detalhe na conexão entre os dois, e não o objetivo central.

O Tantra ajuda o homem a descobrir e realizar o potencial de seu poder masculino livre dos esteriótipos, do machismo e de relações de dominância do ego. Quando ele estiver totalmente confortável com sua masculinidade, poderá levar seu prazer sexual a um novo nível, o que também é um estímulo verdadeiramente sensual para sua parceira.

Conforme cada um se apropria e tem consciência de seu deus e deusa interior então sim estarão preparados a serem livres e abandonar totalmente seu divino masculino e feminino, se tornando uma só energia a ser manifestada de maneira fluida e sem nenhuma amarra.

O Yin Yang na união homoafetiva

Esse é um assunto em que muitos autores se perdem, outros colocam uma opinião cheia de vieses e nos meus cursos dificilmente foi tratado.

É fato que nas escrituras do Tantra e tampouco do Imperador Amarelo (que descreve as técnicas do Taoismo) não se fala de relações homoafetivas apesar de ter sido uma prática bem comum desde o início dos tempos. Na China antiga era chamado de Lung yang devido ao nome de um dos amantes do príncipe, ou de tuan-hsiu, o “manga curta”, lembrando a história de um imperador que teria cortado sua manga para poder sair da cama de um de seus amantes sem que o acordasse.

Embora dentro da corte imperial a prática era muitas vezes condenada (é claro que sempre dependia de quem estava dormindo na cama real) o taoísmo nunca condenou a homossexualidade. O Tao evita condenar qualquer segmento da experiência sexual. Ela tenta ensinar às pessoas como permanecerem sadias, independente de suas orientações. 

Segundo Mantak Chia, no livro “O orgasmo múltiplo do homem”, os taoístas entendem as características da sexualidade masculina como uma das propriedades da energia masculina, ou yang. Yang é ativo, volátil e expansivo.

Durante o sexo heterossexual, o yin da mulher recebe e, então, equilibra o yang do homem. (Como vimos anteriormente, yin e yang são qualidades variáveis existentes em ambos, homens e mulheres. Há homens que são mais yin, assim como há mulheres que são mais yang. Segundo os taoístas, o universo sempre procura pelo equilíbrio tanto nos relacionamentos quanto na natureza).

A expansividade da energia Yang.

Em geral, quando dois homens gays fazem amor, os yangs de cada homem se carregam entre si, aumentando, mais do que diminuindo, o apetite sexual de ambos. 

A expansibilidade da energia yang é muito difícil de conter e, por isso, sempre tentará escapar através da rota mais direta – o pênis. Para o o criador da massagem Lingam e do Sexological Bodywork, Joseph Kramer, não é surpresa que o propósito de quase toda a sexualidade dos homens gays é “a ereção e o gozo”. Essa ênfase na ejaculação é compreensível, porque é isso que satisfaz o apetite sexual; uma vez que ele ejacula, se torna mais yin – em outras palavras, estável, interno e contrátil.

Dentro do sexo “Yang Yang” ainda é possível chegar nesse equilíbrio já que a próstata é a energia contrária e complementar a do pênis. O potencial da próstata como geradora de prazer e orgasmos é bem divulgada e até conhecida de de muitos homens (gays e héteros).

De acordo com o Tao tudo que é ativo também deve ser passivo (se tratando de relações tanto hetero como homossexuais), portanto recomenda-se a versatilidade nas relações.

Na sociedade ocidental patriarcal temos o estigma negativo associado a “ser fodido” e a sensação e atribuição de poder a quem “fode”. Essa crença não permanece somente no meio das relações entre homem e mulher, mas também se reflete na comunidade gay.

O taoísmo vê a pessoa que fica por cima não como a “dominante”, mas sim como aquela que revitaliza seu parceiro ou parceira. Aquele que fica por cima (ou o parceiro mais ativo) dá mais energia sexual (e de cura) àquele que está por baixo (ou o parceiro mais passivo).

Quando você está por baixo, recebe os benefícios de ter a sua próstata massageada durante a penetração anal. Segundo Stephen T. Chang, no seu livro The Tao of Sexology (A Sexologia de Tao), os homens gays que geralmente ficam por baixo têm menos problemas na próstata que os que ficam só por cima, assim como os heterossexuais que estimulam frequentemente suas próstatas (seja sozinhos ou pelas parceiras).

Você mesmo estando por baixo não precisa ficar completamente passivo. Com o pompoar dos músculos pubicoccíneos (os mesmos músculos que você utiliza para segurar o xixi) você pode, além de aumentar seu prazer e o do parceiro, fazer a energia entre vocês circular de maneira mais efetiva.

E no sexo entre mulheres, acontece o mesmo?

Sim! Por exemplo, na posição “tesourinha” os clitóris se estimulam ligando Yang com Yang, então acontece o mesmo que com os homens, os yangs se carregam entre si, aumentando, mais do que diminuindo, o apetite sexual de ambas.

A energia Yang é muito forte e sai através do orgasmo explosivo e curto do clitóris. As mulheres tem a grande vantagem de terem vindo de fábrica com a capacidade de terem orgasmos múltiplos sem que percam sua energia. Porém quando não há o equilíbrio com o Yin, por mais que ambas atinjam uma grande quantidade de orgasmos fica sempre a sensação de que o ato nunca chega a estar “completo”, a satisfazer totalmente.

Por isso também é importante estimular o ponto Yin, o canal vaginal. Com a penetração, seja com cintas, dildos ou dedos…onde a mulher também entra em contato com seu ponto mais Yin, se abrindo para a energia Yang da parceira, pode gerar o equilíbrio energético. A versatilidade e o intercâmbio do Yin e Yang é que vai garantir que o sexo seja curativo, seja ele homo ou heterossexual.

Para tal não é necessária a penetração, com a presença, respiração, e  condução se pode ter uma experiência incrível sem que haja contato físico entre os órgãos sexuais.

Apesar de nenhuma das filosofias condenar o sexo casual é claro que alcançar tais estágios fica mais fácil se seu parceiro ou parceira se abre a se descobrir e a aprender a se conectar com você. No sexo casual pessoas que estão em busca dessa conexão para com sua essência, seu corpo e sua sexualidade são mais propensas a estarem abertas a se conectarem e experimentarem esse fluxo de energia.

Concluindo: Yin e Yang tem realmente relação com o feminino e o masculino?

Por mais que, no geral, as mulheres tenham mais energia yin e os homens mais yang, isso pode sempre mudar, pois as duas energias estão sempre em movimento e buscando o equilíbrio entre si.

Algo só estará errado se esse equilíbrio não puder ser alcançado. Por exemplo: homens que não conseguem entrar em contato com seu Yin, ou seja, não conseguem se mostrar vulneráveis e afetuosos, assim como não se abrem para escutar, amar e acolher. Ou mulheres que não conseguem entrar em contato com seu Yang: são incapazes de tomar iniciativa, de se posicionarem e tomarem decisões.

Também existe o contrário, homens muito Yin que não conseguem se posicionar ou ter iniciativa e mulheres muito Yang que tem dificuldade de se entregarem, de escutarem e de se abrirem para serem amadas e acolhidas. Esses são só alguns exemplos de desequilíbrios que precisam sim ser trabalhados.

Mas fora isso NUNCA aceitem argumentos de que mulheres precisam ser mais submissas e aceitar seus homens provedores. E que os homens precisam aceitar sua energia masculina e sempre proteger, tomar iniciativa e decisões. Isso não existe, é um padrão repressivo repetido geração a geração e que resultou numa sociedade com padrões de relacionamentos tóxicos e desequilibrados em contato com uma noção de sexualidade limitada, reprimida e distorcida.

Se existe relação de dominância sem intercambio de forças não há equilíbrio, e se não há equilíbrio não é natural.

Uma importante parte do Tantra é aprender com seu parceiro. Nos textos antigos o deus Shiva às vezes é um professor para Shakti e outras vezes Shakti o ensina. E ele ouve e pergunta sobre respeito e sabedoria, enquanto ela ouve e pergunta sobre coragem e força.

(Kavida Rei – Tantric Sex, the path to sexual bliss. Tradução livre)

 

Olá! Sou João Molden (Deva Okmar Anand)

Olá! Sou João Molden (Deva Okmar Anand)

Criador do TIESC (Terapia de integração Emocional e Sexualidade Consciente)

Já passei por diversos mestres e tutores em que seus conhecimentos e sabedoria me possibilitaram desenhar meu próprio caminho e expandi-lo para inúmeras possibilidades. 

Através de práticas e ferramentas antigas e contemporâneas, ocidentais e orientais, te convido a ir além do tradicional para a compreensão de si mesmo. De suas emoções, sentimentos, desejos e dores.  A inspirar você a abraçar sua essência e assim trazer momentos de mais leveza, amor, liberdade, consciência e prazer para o seu dia a dia.

Descobrir mais sobre mim e minha ligação com o mundo me move a passar isso também para as outras pessoas. Acredito que a mudança no mundo parte primeiro da mudança em nós mesmos.

Enviar por WhatsApp