Ejaculação precoce ou ejaculação rápida é um problema qua aflige em algum momento da vida quase 40% dos homens. É, junto com disfunção erétil, a queixa mais comum da parcela masculina que me procura dentro do Tantra.
Apesar de que na grande maioria dos casos a causa central é relativamente simples de identificar a maneira como ela desestabiliza o emocional masculino pode criar um círculo vicioso em que o medo de ejacular antes da hora toma conta de sua consciência a ponto de muitas vezes evitar ter relações sexuais para que não se coloque em tal situação.
Como funciona o processo ejaculatório?
Em algum momento durante a puberdade todo menino experimenta uma experiência parecida: uma sensação gostosa acompanhado pela emissão de um líquido leitoso do pênis. Para alguns pode ser até inconsciente, através de um “sonho molhado”. E a partir daí ele vai descobrindo o quão gostoso é chegar nesse ápice das mais diversas maneiras.
Infelizmente praticamente ninguém é ensinado a como se tocar, o que acaba fazendo com que a masturbação seja usada mais como uma ferramenta para alívio de tensão do que um ato de amor próprio. Com essa introdução limitada (ou inexistente) à sexualidade os futuros homens acabam buscando somente estímulos externos (como pornografia) ao invés de aprenderem a conectar suas próprias fantasias com o desejo natural que aflora junto com a puberdade. Esse tipo de comportamento torna muito difícil a construção de uma consciência natural sobre sua sexualidade e controle da ejaculação.
Para que os homens aprendam como controlar sua excitação e expandir seu prazer é necessário consciência, toques lentos, aceitação e presença.
A biologia da ejaculação
Enquanto as ereções (e inclusive orgasmos) são possíveis desde a infância a ejaculação só começa a ocorrer durante a puberdade. O esperma é produzido nos testículos e viajam pelos tubos deferentes quando estão maduros.
Os impulsos elétricos liberados pela fricção do nervo pélvico excitam as células nervosas do sistema simpático na medula, que causam contrações nos canais genitais, nos dutos espermáticos, vesículas seminais e próstata, resultando na expulsão do sêmen através da uretra.
A ejaculação se divide em duas partes:
A primeira parte consiste na emissão do sêmen pelo epidídimo, vesícula seminal e próstata, que se mistura com as secreções liberadas pelas gônadas.
Na segunda parte o sêmen é movido para frente em intervalos e, em contrações rítmicas e coordenadas dos músculos pélvicos, até que é expulso, em uma velocidade que pode chegar a 40 km/h, através do canal da uretra.
Depois da ejaculação o homem entra num período chamado de “Refratário”. onde o sistema simpático abre as válvulas de sangue e a ereção é perdida. Nesse momento a glande fica muito sensível e muitos homens não gostam que continuem os estímulos.
Uma intensa necessidade de descansar e dormir domina o corpo, dando a chance para o corpo se recuperar. A razão para essa repentina falta de interesse é a prolactina, o hormônio que é liberado na corrente sanguínea logo após a ejaculação e previne que o pênis continue cheio de sangue ou que outra ereção aconteça. Depois desse descanso, que se torna cada vez maior com a idade, o parceiro está pronto para outra.
Durante o processo refratário o corpo corre para buscar suprimentos para produzir mais esperma. Esses nutrientes são drenados do sangue e, caso o homem não esteja bem nutrido, dos rins, fígado, baço e inclusive do cérebro. Um adolescente pode nem perceber o impacto desse gasto de energia enquanto um homem de meia-idade pode sentir fadiga e sonolência depois de ejacular em um período de tempo que pode durar horas. Outro sintoma típico é a “depressão pós-orgástica”, que consiste em uma sensação de tristeza, desanimo e culpa após a ejaculação.
Para diminuir os sintomas homens mais velhos podem tomar suplementos vitamínicos e minerais depois do orgasmo, principalmente zinco.
Algumas vezes a ejaculação pode, ao invés de sugar energia, reenergizar o corpo. Isso geralmente acontece quando a ejaculação é adiada por 30 a 40 minutos durante o ato sexual ou durante uma massagem tântrica. Esse acúmulo de energia reflete em uma sensação orgástica muito mais intensa e a sensação de leveza e energia pós-orgástica pode durar dias.
Ejaculação Precoce
Para a medicina ejaculação precoce é a impossibilidade de controlar a ejaculação logo após a penetração. Mantak Chia, em seu livro “O Orgasmo Múltiplo do Homem” fala que para o taoismo não existe ejaculação precoce. Qualquer homem que não consiga controlar sua ejaculação a ponto de satisfazer a/o parceira(o) antes de se permitir gozar. Eu trabalho dentro da Terapia Tântrica para que gradativamente se consiga controlar as ejaculações para assim ter relações sexuais que sejam satisfatórias tanto para você quanto para sua/seu parceira(o).
Quais podem ser as causas de problemas quanto a ejaculação?
A ejaculação precoce pode ter causas físicas ou psicológicas, essa última responsável por grande parte dos casos.
As causas físicas incluem:
- Músculos do assoalho pélvico fracos. Quase todos os músculos responsáveis pelo controle ejaculatório estão direta ou indiretamente ligados ao assoalho pélvico. Exercícios do músculo Puboccíneo podem ser de grande ajuda.
- Infecções ou inflamações na próstata ou na uretra. Apesar de serem causas mais raras são facilmente diagnosticáveis por um urologista.
- Consumo excessivo de estimulantes como café, energéticos e inclusive carne vermelha.
- Altas taxas de testosterona no sangue ou alta produção de liquido seminal (muito comum em adolescentes). Nesse caso estimular o pênis com movimentos lentos e longos juntamente com exercícios de respiração consciente podem ser úteis.
Causas psicológicas
Estresse por causa do trabalho, problemas com o relacionamento ou qualquer desarmonia pode ser um gatilho para que problemas com a ejaculação ocorram. Raiva, frustração ou sentimento de rejeição, mesmo que inconsciente podem também contribuir.
A ejaculação precoce também pode surgir como estratégia inconsciente para fugir de uma maior intimidade (o corpo não consegue relaxar com a pressão para dar prazer para a parceira do qual está gostando). Ou pode vir inclusive do hábito de se masturbar de maneira rápida durante anos seguidos.
A massagem Tântrica oferece um caminho para encontrar uma conexão clara com sua sexualidade. É baseado em manter um estado de presença com toques lentos, permitindo ao corpo relaxar e surfar nas ondas de prazer sem pressão pelo orgasmo, reconfigurando a programação mental.
A respiração também é um fator central para reestabelecer o controle da sua excitação. Respirar profundamente e conscientemente, relaxar e estar presente, permitindo que controle velocidade, movimento, respiração e tensão muscular, espalhando a energia sexual pelo corpo e diminuindo a vontade de finalizar.
Como conseguir o controle completo de sua ejaculação?
- Exercícios de relaxamento como meditações e outras práticas corporais.
- Visualizações: Toda manhã antes de sair da cama, imagine você fazendo amor durante bastante tempo e sentindo uma satisfação indescritível, e com completo controle sobre sua ejaculação. Se quiser pode usar essa visualização com a prática que vou descrever abaixo.
- Exercícios com o músculo PC (link está no capítulo das causa físicas, existem também aplicativos gratuitos com treinos do músculo kegel).
- Permaneça presente sempre que se masturbar, não fantasie, não assista pornôs, não imagine ninguém ou nenhuma situação enquanto se toca, foque no momento presente e nas sensações do seu corpo. Durante o ato sexual tente não se cobrar, capriche nas carícias ( e quanto mais lento mais fácil de relaxar), olhe nos olhos, tente relaxar antes de penetrar. Caso a vontade de ejacular venha diminua o ritmo, mude de posição ou pare qualquer movimento e respire. Caso seja impossível de aguentar retire o pênis e estimule a parceira de outras maneiras, capriche no sexo oral e quando a vontade diminuir recomece. Seja transparente e converse com sua parceira, trate a relação sexual como uma brincadeira sem objetivos. Sua parceira terá mais prazer te ajudando nessa empreitada do que com pedidos de desculpas depois do seu orgasmo. 🙂
- Terapia Tântrica. Além de técnicas corporais e respiratórias que podem ser ensinadas pelo terapeuta. A massagem Lingam mantém seu nível de excitação entre 80 e 90% durante 30 a 40 minutos melhorando a capacidade de relaxamento do corpo e de presença da mente, reconfigurando padrões corporais antigos.
Dica de prática corporal: Auto-massagem Lingam com método “Stop-and-Go”
Essa prática básica pode te ajudar a ressignificar a relação com seu corpo e começar a ganhar controle sobre sua ejaculação.
1. Reserve um tempo para você, em um lugar que não seja incomodado. Retire toda sua roupa e relaxe. Se quiser pode colocar uma música, acender um incenso…deixe o ambiente confortável.
2. Coloque seu relógio para despertar, assim você não se preocupa com o tempo. O ideal é reservar de 20 a 40 minutos para a prática.
3. Antes de focar em seus genitais, toque e massageie o resto do seu corpo. Experimente vários tipos de toques, dos mais leves aos mais pesados, mescle com respirações profundas, solte sons, se movimente…sinta seu corpo e as diferentes sensações que ele pode te proporcionar.
4. Comece a massagear seus genitais da maneira que você mais gosta. Se lembre de explorar todo seu assoalho pélvico: Seus testículos, períneo e, caso se sinta a vontade, o ânus. Não somente o pênis.
5. Preste atenção na curva de sua excitação. Tente identificar quando ela começa: note as pequenas contrações na base do pênis, observe o aumento da ereção e a frequência da sua respiração e batimentos cardíacos.
6. Continue a se estimular até que chegue a quase ejacular. Então pare, respire profundamente e lentamente, contraia seu músculo PC em volta da próstata.
Existem outras técnicas para parar a ejaculação, porém não recomendo pois caso seja feito de maneira errada pode desencadear problemas físicos.
Se você aprender a contrair e relaxar o músculo PC e respirar conscientemente já é suficiente. Caso você ejacule, não se cobre, não se culpe, aproveite o orgasmo. Qualquer exercício corporal é como começar a malhar, de início você não tem muito domínio dos movimentos e fica dias dolorido. Depois de algumas semanas tudo fica mais fácil.
Você pode realizar esse ritual com sua parceira, guiando ela para quando precisar diminuir o ritmo ou parar. Pode ser bem divertido também.
7. Se você precisa fantasiar para ficar excitado imagine uma linda yoni penetrando lentamente em seu lingam, o mais próximo possível da realidade. Mas o ideal é não fantasiar, mas sim focar em você e nas sensações do seu corpo.
Você pode inclusive abrir os olhos e assistir seu corpo sendo tocado. Se amar é também admirar a beleza de você fazendo amor consigo mesmo.
8. O objetivo dessa prática é ouvir e sentir o que acontece no seu corpo durante o estímulo sexual. Respirando em sua pelve (respiração abdominal) e aprendendo a tomar consciência de cada estágio de excitação.
Observe atentamente seu grau de ereção. Tente classificar cada etapa de 0 a 10, onde 0 seria “totalmente flácido” e 10 “Totalmente rígido”. Quem sofre de ejaculação precoce sabe muito bem que a ejaculação pode vir mesmo sem ereção, caso sinta que vá acontecer pare, respire e retome o movimento quando a vontade diminuir, focando na ereção.
9. Quando a vontade de ejacular estiver chegando tente imaginar sua energia sexual fluindo pela sua coluna entrando pela espinha e subindo até sua cabeça enquanto você inspira lenta e profundamente. E descendo pela parte frontal do seu corpo de volta ao períneo enquanto você expira. Se permita relaxar para que a energia possa fluir organicamente.
10. Repita esse processo de parar e recomeçar várias vezes até que você se sinta confortável com isso. Quando parar de massagear seu pênis tente espalhar sua energia massageando o resto do corpo, o períneo e o saco escrotal do jeito que você gosta. Tente sentir a energia circulando em forma de ondas, com o tempo você poderá sentir mais e mais. Quando se estiver pronto recomece a se masturbar.
11. Caso queira, pode se presentear com uma ejaculação depois que o despertador tocar. Ou pode visualizar essa energia sendo distribuída pelo seu corpo e sendo absorvida por cada célula, permitindo ao seu corpo vibrar, se tornando mais saudável e criativo.
Como falei todo esse processo não precisa ser feito sempre sozinho, mas pode ser feito também com sua parceira e você guiando ela, apesar de ser mais fácil começar sozinho.
Pode ser que nas primeiras vezes você tenha dificuldade de se concentrar, de focar em suas sensações e pode inclusive sentir emoções como frustração, culpa, raiva, impaciencia…inclusive perder a ereção e o tesão pelo momento. É normal pois seu corpo está condicionado a fantasiar e a tensionar para que a ejaculação venha o mais rápido possivel. Como falei é como uma academia, um processo. Aos poucos você vai percebendo pequenas diferenças não só na velocidade da ejaculação, mas em como você se relaciona com seu corpo. E isso reflete em todos os aspectos de sua vida.
Existem várias outras práticas e técnicas corporais e respiratórias que podem ser acrescentadas a esse ritual. Um terapeuta Tântrico pode te ajudar nesse processo e ir desenvolvendo junto com você um treinamento cada vez mais completo e profundo específico para seu caso.