“Enquanto a respiração for irregular, a mente permanecerá instável; quando a respiração se acalmar, a mente permanecerá imóvel e o yogue conseguirá estabilidade. Por conseguinte, deve-se controlar a respiração.” (Hatha Yoga Pradipika)

Respirar é vida!

Quem já fez uma sessão comigo sabe da importância que dou para a respiração consciente. E seria impossível falar sobre energia sem que começasse com um artigo falando sobre sua principal fonte.

A respiração é nossa principal fonte de Prana (esse é o termo hindu para a energia macrocósmica que nos alimenta e nos mantém vivos. Também é chamada de Chi na filosofia chinesa ou Ki para os japoneses – Artes marciais que utilizam energia, como Tai-Chi-Chuan, Chi-Kung ou Ai-Ki-Dô tem essas palavras em seu nome.).

A respiração consciente é a base do Yoga, do Tantra e uma das 5 fontes de energia da Medicina Tradicional Chinesa. Quando respiramos jogamos Prana para nosso corpo, e essa energia percorre as Nadis (os canais energéticos do nosso corpo, para o Tantra) ou os meridianos (como os chineses chamam) e nos alimenta com vitalidade e energia. 

“O Prana, a energia vital, nasce do Ser. Como uma pessoa e sua sombra, o Ser e o Prana são inseparáveis. O Prana entra no corpo no momento do nascimento de forma que os desejos da mente, continuando de vidas passadas, possam ser realizadas.” (Prana Upanishad)

A primeira inspiração se dá logo quando nascemos e o último suspiro é dado quando saímos desse plano para outro. Os ensinamentos Yogues e tântrico enfatizam muito a importância da respiração e falam que, quanto menor nossa frequência respiratória, maior a duração de nossa vida. 

O fato é que grande parte de nós não sabe respirar e não consegue o consegue fazer de forma consciente. E o domínio da respiração é uma das chaves básicas para controle do corpo e da mente…e inclusive para chegar a novos níveis orgásticos.

 

Os efeitos do Pranayama

 

Pranayama é a prática que trabalha regulando o movimento respiratório, trabalhando as energias físicas e psíquicas, aumentando a energia vital.

Existem centenas de técnicas de respiração para os mais variados objetivos, algumas mais básicas e outras mais avançadas, mescladas a movimentos corporais, contrações e sons.

A respiração, feita de forma consciente, nos permite experienciar a vida como ela é, no presente. Nosso corpo e consciência se misturam. O ritmo e a profundidade da respiração tem uma relação muito íntima com sua saúde física, emocional e espiritual. Quando prestamos atenção na nossa respiração percebemos que ela ocupa um limbo entre nosso consciente e subconsciente e pode servir como uma ponte entre essas duas partes.

 Respirar conscientemente regula o funcionamento do cérebro. Também pode influenciar na velocidade dos batimentos cardíacos. Quando prendemos a respiração por um período extenso de tempo, nossa pulsação diminui, dando ao músculo cardíaco um pouquinho de descanso.

Os efeitos da respiração no nosso prazer e sexualidade

Uma respiração consciente e profunda ativa o sistema nervoso do mesmo jeito que o toque dos nossos parceiros. De certo modo, nossa respiração e nossa excitação são sistemas que funcionam de maneira interligada. Se prendermos nossa respiração nossa energia sexual continua fluindo independente e se espalha pelo nosso corpo. Mas por outro lado também podemos usar da nossa respiração para fazê-la fluir de forma mais harmônica, permitindo que guiemos ela de maneira mais consciente. Inclusive é possível ter orgasmos somente respirando, sem ao menos tirar a roupa e se tocar. É bem divertido!

Fazendo uma metáfora, durante o sexo nossos genitais funcionam como um forno, ele gera um calor intenso, mas esse calor só é sentido em volta dele e, se não se espalhar pelo corpo resulta num orgasmo limitado, curto, explosivo e genital. Com a ajuda da respiração esse forno pode virar como um sistema de aquecimento, que distribui esse calor pela casa toda de maneira equânime e completa nos proporcionando prazer de corpo inteiro, mais intenso e duradouro.

“A respiração, o pensamento e o sêmen são os três constituintes do potencial de iluminação. Devem ser harmonizados e conscientemente controlados. O yogue que combina respiração, pensamentos e sêmen torna-se indestrutível, dotado de espontaneidade transcendental. (Kalachakra Tantra)

Observe como sua respiração funciona em cada momento da sua vida. Geralmente quando nos tocamos ou somos tocados prendemos nossa respiração e nossa atenção se dispersa. Isso se dá por causa do nosso sentimento de culpa e vergonha quanto ao nosso prazer. Então nosso cérebro foge, seja para uma fantasia, para o pornô ou para os afazeres de casa. tudo isso para não ter que lidar com esses sentimentos, muitas vezes subconscientes. A respiração consciente oferece a oportunidade de mudar esse comportamento, entre outros padrões trazendo a atenção somente as sensações e mensagens que seu corpo te trás.

Respirando de maneira consciente nós entramos em novos espaços de percepção. Conseguimos olhar nossos padrões de comportamento, bloqueios e problemas de perspectivas diferentes. O que muda nossa energia e nos abre para enxergar maneiras de resolvê-los. Alguns problemas não são resolvidos sozinhos. Quanto mais nós tentamos fugir ou deixa-los debaixo do tapete, mais destrutivos os seus efeitos serão para nossas vidas. Porém podemos aprender a vê-los de diferentes ângulos. Isso muda nossa frequência energética e os problemas podem ir embora por si mesmos.

Como começar a respirar de maneira consciente?

 

Geralmente não prestamos atenção em como respiramos. Mas a maioria de nós tem uma respiração exclusivamente peitoral. Isso se dá porque, com o tempo, o corpo automatiza um estado de alerta permanente.

Na nossa rotina diária com trabalho, casa, família, amigos, namorados e numa sociedade onde vivemos em grandes metrópoles no meio de desconhecidos (e muitas vezes nos relacionando com eles) estamos 24 hrs em estado de alerta. E nossa mente se prepara constantemente para correr ou lutar, dois dos gatilhos instintivos de quando estamos numa situação de perigo.

Essa liberação constante de adrenalina nos faz entrar em estado de ansiedade, nervosismo, tensão e estresse permanentes. E é uma das causas do desencadeamento de quadros depressivos e síndromes do pânico.

Inspiração, retenção e expiração

 

Todas as respirações são formadas por essas 3 etapas:

 1 – Inspiração (Púkara): Inalação suave do ar, é quando acontece a absorção de Prana. Deve ser feita de maneira lenta, profunda e silenciosa.

2 – Retenção cheia e/ou vazia (Kumbhaka): Quando prendemos a respiração com o pulmão cheio de ar, e/ou depois de esvaziá-lo. Ela elimina a sensação de fadiga, acalma o coração e permite a saúde de todo o metabolismo. No começo o praticante deve não passar de 5 segundos e ir aumentando gradativamente o tempo de retenção. Hipertensos e cardíacos não devem fazer episódios muito prolongados de retenção.

Algumas respirações do Neo-Tantra (como a respiração circular) não utiliza essa etapa.

 3 – Expiração (Rechaka): ato de exalar o ar. No Yoga e no Tantra antigo deve ser feito pelo nariz, de maneira lenta, profunda, completa e silenciosa. Para algumas práticas Neo-Tântricas ou de sexualidade somática podem ser feitas pela boca com sons.

Se procurarem na internet poderão achar vários tipos de respirações com vários nomes diferentes : Tantra breathing, Primal Sex breath, Erotic sex Breath, Orgasmic Breathing, Pussy Breathing, Respiração do Fogo, Respiração Alternada, etc e etc. O fato é que todas elas se baseiam nos mesmos princípios básicos: Respiração abdominal e controle e consciência da velocidade de todas as etapas respiratórias.

Algumas escolas de Yoga e Tantra pregam que a respiração deve ser exclusivamente nasal e silenciosa, pois é a maneira natural e saudável (pelo filtro natural que o nariz tem para impurezas no ar). Outras terão respirações mescladas ou até exclusivamente pela boca. Não existe certo ou errado, cada escola desenvolveu técnicas para consciência corporal e despertar da kundalini a sua maneira.

Eu costumo usar a respiração nasal quando a pessoa tem problemas com atenção, controle e foco e a respiração pela boca para incentivar que saiam do controle.

Aqui nesse artigo vou ensinar como começar a praticar a mais básica e natural das respirações. Também a base para ir, para práticas mais avançadas: A Respiração Completa.

Respiração Completa

 

Como falado anteriormente a Respiração Completa é o primeiro passo em direção ao uso da função respiratória como um meio para o auto-conhecimento e libertação. Depois que se estabelece uma frequência respiratória harmoniosa e saudável se pode avançar a ritmos específicos.

Ao praticar alguns minutos ao dia (de preferência ao acordar e/ou ao ir dormir, não é recomendado fazer entre 23hrs e 4 da manhã, pois é o período que tem menos Prana no ar) você vai rapidamente perceber mudanças positivas no humor, diminuição do estresse e da ansiedade, mais foco e vitalidade cura tanto no físico quanto no psíquico.

É muito importante ressaltar alguns aspectos para que a prática seja mais efetiva:

  • A Respiração Completa deverá ser feita exclusivamente pelo nariz. As mucosas das narinas esquentam e umidificam o ar, os pêlos filtram germes e particular de poeira, impedindo que eles entrem em nossos corpos.
  • A inspiração deve ser natural e nunca forçada; o ar deve fluir para dentro do corpo como resultado da expansão do abdômen.
  • A retenção do ar é a parte mais importante, é o período em que o Prana absorvido é distribuído pelo corpo, vitalizando-o.
  • A expiração livra o corpo de resíduos, produtos e/ou energias excessivas e negativas.
  • A respiração deve ser silenciosa e lenta. Respiração lenta é consciente e traz benefícios para a saúde emocional e mental. A respiração rápida causa raiva, dispersão, aumento dos batimentos cardíacos e falta de consciência.
  • A prática não é recomendada logo depois de comer. Estar com pouco alimento no estômago melhora a concentração. Estar hidratado é também importante.
  • Feche os olhos, isso fará com que a prática não tenha somente efeito físico e energético, mas também meditativo.
  • Os ensinamentos tântricos aconselham que a pessoa imagine que, durante a inspiração, está absorvendo a energia vital do ambiente (pode imaginar inspirando uma luz dourada de limpeza e cura). Durante a retenção imaginar essa energia se distribuindo e circulando pelo corpo todo e, durante a expiração, imaginar toda a negatividade, doenças físicas e tensões abandonando o corpo e retornando a terra para purificação.

Outras recomendações:

  • Permanecer com o corpo ereto
  • Relaxar os ombros
  • Relaxar o rosto, a mandíbula e a língua
  • Inspire profundamente e sinta seu corpo expandir internamente
  • A pélvis deve estar aberta durante a inspiração.

Para quem tem dificuldade com respiração pélvica ou até mesmo com controle da respiração podemos começar a prática dividindo a Respiração Completa em 3 etapas, depois de dominá-las ficará muito simples continuar o exercício:

1 etapa – Respiração pélvica profunda: Ativa a parte inferior dos seus pulmões, menos as partes superiores e médias.

2 etapa –  Respiração peitoral: Ativa somente a parte média dos pulmões.

3 etapa – Respiração superior e da clavícula: Ativa somente a parte superior dos pulmões.

4 etapa – Respiração completa: Usa todo o pulmão. É a respiração ideal.

Como praticar a Respiração Completa

 

1 – Respiração Pélvica profunda

 Essencialmente é a maneira mais natural de respirarmos. Nós respiramos dessa forma quando não somos interrompidos por influencias externas. Esse tipo de respiração pode ser observada nas crianças e nos animais, que geralmente se esticam no chão e se reenergizam através da respiração pélvica. Essa respiração pode inclusive alcançar toda a pélvis.

O Yoga enfatiza a importância da expiração. Somente quem retira todo o gás carbônico pode absorver todo o oxigênio. Para fazer isso podemos abrir nossa boca e fazer um “ha-ha-ha” quase de maneira inaudível, e intervalos curtos. Fazendo isso acalmamos o coração e todos os órgãos que fazem parte da respiração. Incentiva a concentração, a calma e o relaxamento, aumentando o fluxo energético.

A respiração pélvica é intensa e para praticá-la você terá que ver seu assoalho pélvico de outra forma. Respirar desse jeito significa trazer consciência, sensibilidade, receptividade e sensações para seu genital. Esse tipo de respiração te ajuda a automaticamente trabalhar nos bloqueios que estão situados na região pélvica.

1 – Deite-se de barriga para cima. Mova sua cabeça e pés para trás e para frente para ter certeza de que está relaxado(a). Coloque uma mão em seu genital – de preferência de uma maneira que você também possa sentir seu períneo – E a outra mão em seu estômago.

2 – Se preferir, você pode flexionar seus joelhos e então apoiar seus pés diretamente ao chão, afastados mais ou menos da largura dos quadris. Isso previne que suas costas fiquem arqueadas e facilita a respiração.

3 – Feche seus olhos e comece com a expiração “ha-ha-ha” descrita acima. Isso faz com que o abdômen entre mais e fique preparado para a inspiração.

4 – Agora comece a inspirar lentamente e de maneira firme pelo nariz. Sinta como sua respiração joga o ar pelas narinas, resfria sua garganta e chega em seus pulmões. A inspiração sensível pelo nariz nos permite inspirar de maneira mais e mais profunda. Siga as sensações do ar descendo até seu períneo, preenchendo toda sua pélvis. Sua barriga irá inflar como se fosse um balão e seu abdômen irá expandir.

5 – Agora expire devagar também pelo nariz. Seu abdômen irá desinflar e você pode repetir o “ha-ha-ha”. Repita essa sequencia 7x.

 Para executar apropriadamente a respiração completa e importante conseguir controlar também os outros dois tipos de respiração.

 

2 – Respiração peitoral

1 – Deite-se confortavelmente de barriga para cima. Coloque suas mãos na altura do seu diafragma.

2 – Use a expiração “ha-ha-ha” e feche seus olhos.

3 – Agora inspire lentamente pelo seu nariz diretamente para sua caixa torácica. Você irá sentir seu peito expandir. Tente expirar pela sua caixa torácica, não pelo seu abdômen. Foque totalmente em sua caixa torácica enquanto você sente ele expandir com suas mãos.

4 – Expire lentamente pelo nariz. Você vai sentir seu peito perder volume. Repita essa sequencia 7x.

 

3 – Respiração superior e da clavícula

A respiração pélvica foca na parte inferior, a peitoral na parte média dos pulmões. Mas o topo dos pulmões chega até quase os ombros, e a parte superior dos pulmões pode ser alcançada durante esse exercício.

1 – Deite-se de barriga para baixo e relaxe. Ou levante-se, inclinando-se levemente para frente. Cruze os braços e coloque as palmas das mãos nos peitos, de maneira que seus dedos alcancem seus ombros, com seus dedos indicadores no osso da clavícula.

2 – Feche seus olhos e comece a expiração “ha-ha-ha”.

3 – Respire lentamente pelo nariz. Foque sua atenção na parte superior da sua caixa torácica. Usando seus dedos e o indicador, sinta como seus ombros e clavícula expandem por causa da inspiração, e não pelo levantar de ombros. Agora tente inspirar pela parte superior dos seus pulmões e continue prestando atenção na parte superior do seu peito, isso irá oxigenar somente a parte superior dos seus pulmões. Relaxe enquanto faz isso.

4 – Solte o ar lentamente pelo nariz e sinta sua clavícula e ombros se encaixando gentilmente. Repita essa sequencia 7x.

 

4 – Respiração Completa

Assim que tiver confortável em fazer as 3 respirações você pode começar a respiração completa.

1 – Sente-se com a coluna ereta ou deite-se confortavelmente de barriga para cima e relaxe. Coloque suas mãos ao lado dos seus quadris. Comece mexendo sua cabeça, pés e mãos delicadamente e então fique imóvel.

2 – Comece com o “ha-ha-ha”, então inspire devagar e de maneira consciente pelo nariz, jogando o ar para a sua pélvis. Tente sentir sua pélvis baixando em direção ao períneo e o abdômen inflando. Conte mentalmente até 2.

3 – Continue inspirando, agora direcionando para sua caixa torácica, sinta seu peito inflar. Continue contando: 3…4

4 – Continue respirando focando sua atenção no topo dos pulmões. Sinta as clavículas e ombros expandirem. Conte cinco…seis.

5 – Expire devagar e pelo nariz. Repita a sequencia 7x.

Caso já domine as respirações pode ir direto para a respiração completa. Abaixo seguem dois vídeos:

O primeiro vídeo está em inglês e tem um passo a passo muito bom para começar a treinar a velocidade de sua respiração.

É muito importante controlar a velocidade de cada etapa para que se torne consciente.

O outro vídeo (agora em português) é uma aula de 5 minutos de como fazer a respiração completa. Então você poderá ver que, uma vez dominada, ela se torna muito simples e curativa.

 

Bom treino e compartilhem suas observações. 🙂

 

 

Fontes:

LEAL, Otávio. Tantra – da sexualidade à iluminação. 2016. 

DOUGLAS, Nik. SLINGER, Penny. Segredos Sexuais – A alquimia do Êxtase. 1979.

RIEDL, Michaela. Yoni Massage – Awakening your female energy. 2009.

 

 

Olá! Sou João Molden (Deva Okmar Anand)

Olá! Sou João Molden (Deva Okmar Anand)

Criador do TIESC (Terapia de integração Emocional e Sexualidade Consciente)

Já passei por diversos mestres e tutores em que seus conhecimentos e sabedoria me possibilitaram desenhar meu próprio caminho e expandi-lo para inúmeras possibilidades. 

Através de práticas e ferramentas antigas e contemporâneas, ocidentais e orientais, te convido a ir além do tradicional para a compreensão de si mesmo. De suas emoções, sentimentos, desejos e dores.  A inspirar você a abraçar sua essência e assim trazer momentos de mais leveza, amor, liberdade, consciência e prazer para o seu dia a dia.

Descobrir mais sobre mim e minha ligação com o mundo me move a passar isso também para as outras pessoas. Acredito que a mudança no mundo parte primeiro da mudança em nós mesmos.

Enviar por WhatsApp