O site do Prazer em Sentir é sobre Tantra, mas também Sexualidade Consciente. E para tratar da sua sexualidade temos que falar abertamente sobre sexo. Por isso estou inaugurando a sessão do blog que trata de sexualidade.

 

Mas o que é Sexualidade Consciente?

Ter consciência da sua sexualidade é praticamente tudo o que se trabalha na terapia tântrica.

O conceito de sexualidade é muito amplo e o fato é: Todos nós temos nossa sexualidade desde que nascemos. Ser assexuado não tem a ver com não ter sexualidade, mas sim com não ter interesse quanto ao ato sexual.

A definição de sexualidade para a Organização Mundial da Saúde é a seguinte:

“A sexualidade faz parte da personalidade de cada um, é uma necessidade básica e um aspecto do ser humano que não pode ser separado de outros aspectos da vida. Sexualidade não é sinônimo de coito (relação sexual) e não se limita à ocorrência ou não de orgasmo. Sexualidade é muito mais que isso, é a energia que motiva a encontrar o amor, contato e intimidade e se expressa na forma de sentir, nos movimentos das pessoas, e como estas tocam e são tocadas. A sexualidade influencia pensamentos, sentimentos, ações e interações e, portanto a saúde física e mental. Se saúde é um direito humano fundamental, a saúde sexual também deveria ser considerada um direito humano básico.” (WHO TECHNICAL REPORTS SERIES, 1975)

A saúde sexual é um direito humano básico e para que seja plenamente vivenciada é necessário que cada um tenha uma relação de compreensão e aceitação ampla da sua sexualidade, ou seja, aceitação e compreensão de suas emoções, pensamentos, ações, impulsos, bloqueios e interações sociais.

Todos esses comportamentos são diretamente afetados pelo meio em que cada um vive. Sua instrução, crenças familiares e de amigos. Portanto a noção de sexualidade, ao contrário do sexo como ato, é muito individual.

 

E como ter uma Sexualidade Consciente pode influenciar na minha vida?

Pode-se entender consciência é: 

“1.sentimento ou conhecimento que permite ao ser humano vivenciar, experimentar ou compreender aspectos ou a totalidade de seu mundo interior.

2.sentido ou percepção que o ser humano possui do que é moralmente certo ou errado em atos e motivos individuais.”

Compreender mais a si mesmo faz com que:

– Seus medos não te paralisem. Se você tem segurança de seus sentimentos e de suas vontades ninguém pode pará-lx.

– Você controle seus impulsos e não entre em situações ou relações tóxicas. Pois só se pode controlar o que se conhece. Se você não conhece ou esconde seus desejos e emoções o máximo que vai poder fazer é reprimi-los. E toda a energia reprimida vai achar algum lugar para sair, e quando achar esse caminho é bem provável que saia de maneira caótica e desordenada.

– Adeus a relações abusivas. Tendo consciência de você mesma é muito difícil que alguém te manipule ou te faça se sentir culpada por algo que não é de sua responsabilidade.

– Seu corpo vai alçar níveis de prazer cada vez maiores. Quando você ultrapassa as repressões enraizadas em seus músculos e se explora sem medo descobre todo o seu potencial orgástico. E quando não se tem medo de se entregar ao prazer e nem de se mostrar vulnerável com certeza o sexo fica cada vez melhor.

– Seja mais espontâneo(a), mais aberto(a) e receptivo(a) as outras pessoas. Ser mais objetiva(o), direta(o) e assertiva(o) na comunicação para com amigos, parceiros, família e qualquer pessoa com quem se relacionar. Pois sabendo o que sente e o que pensa você se torna uma pessoa mais segura para se expressar.

Bom…poderia listar muitos outros aspectos aqui. Mas a pergunta que não quer calar:

Como faço para me tornar mais consciente da minha sexualidade?

Existem váááárias maneiras.

Você tem que olhar para dentro de você, lidar com suas sombras, com seus bloqueios. Vai ter que aceitá-los como parte de você, conhecê-los em seu íntimo para depois transmutá-los.

A psicoterapia tradicional é o meio mais usado. Mas a terapia corporal (onde se encaixa a Terapia Tântrica) usada como complementar resulta em processos muito mais rápidos de cura. Movimentar o corpo e ter consciência desses movimentos é um dos passos para romper bloqueios gravados em nossos corpos. Por isso vemos tantos casos de pessoas que começam aulas de dança, Yoga, artes marciais ou teatro e de repente se veem mais abertas, extrovertidas e seguras de si, sem nenhum acompanhamento psicológico.

Tudo que sentimos e vivemos acontece no nosso corpo, portanto, não é possível separar a sexualidade do corpo ou pensar no corpo sem considerar a sexualidade. Por isso, ouvimos tantas mensagens de controle do nosso corpo, “fecha a perna”, “não chora”, “tira a mão dai” etc, que tem por objetivo controlar também a nossa sexualidade e como consequência acaba nos afastando de conhecer e cuidar do nosso corpo e aumentando a nossa vulnerabilidade.

A nossa sexualidade é fluida, ela nos acompanha desde o nascimento até a morte e se modifica conforme as experiências que vivemos. Sendo assim todas as couraças que você carrega podem ser trabalhadas para serem soltas e modificadas … ou serem reforçadas através de outros eventos traumáticos.

Então, como primeiro passo, te faço um convite: Vamos falar abertamente sobre seus bloqueios, medos, culpas, sentimentos, pensamentos, desejos, prazeres e dores? Vamos falar abertamente sobre suas relações, relacionamentos e sobre como anda sua vida sexual?

A nova sessão do blog é para isso. Solte tudo que precisa ser solto e vamos conversar sobre esse complicado mundo do “ser”.

 

Olá! Sou João Molden (Deva Okmar Anand)

Olá! Sou João Molden (Deva Okmar Anand)

Criador do TIESC (Terapia de integração Emocional e Sexualidade Consciente)

Já passei por diversos mestres e tutores em que seus conhecimentos e sabedoria me possibilitaram desenhar meu próprio caminho e expandi-lo para inúmeras possibilidades. 

Através de práticas e ferramentas antigas e contemporâneas, ocidentais e orientais, te convido a ir além do tradicional para a compreensão de si mesmo. De suas emoções, sentimentos, desejos e dores.  A inspirar você a abraçar sua essência e assim trazer momentos de mais leveza, amor, liberdade, consciência e prazer para o seu dia a dia.

Descobrir mais sobre mim e minha ligação com o mundo me move a passar isso também para as outras pessoas. Acredito que a mudança no mundo parte primeiro da mudança em nós mesmos.

Enviar por WhatsApp