“A Kundalini adormecida é extremamente fina, como a fibra da haste do lótus. Ela é a desnorteadora do mundo, gentilmente cobrindo a “entrada” para o Grande Eixo. Como a espiral de uma concha, sua forma de cobra brilhante é enroscada três vezes e meia; seu brilho é como um forte facho de luz; seu doce murmúrio é como o zumbido indistinto de enxames de abelhas loucas de amor. Ela mantém todos os seres deste mundo por meio da inspiração e expiração, e brilha na cavidade da região sexual.” (Satchakranirupana)

Shiva e Shakti

Tudo é energia, diz a ciência. Tudo é um mar de energia Kundalini, diz o Tantra.

Kundalini é a energia primordial que rege a vida e o Universo, é chamada também de Kundalini Shakti por ser a energia primordial da manifestação de todas as coisas.

O hinduísmo tem várias deidades, porém as duas principais são Shiva e Shakti. Ao contrário das religiões majoritárias contemporâneas, que personificam seus santos e deuses, as divindades hindus tem um significado mais metafórico. São personificações das manifestações da natureza e das emoções e fases da vida humana.

Shiva é a personificação do masculino que reside em cada um de nós. Da consciência universal. É o que rege e da ordem a todas as coisas.

Shakti é a manifestação dessa consciência, a personificação do feminino, é a natureza, são nossas ações, emoções e sensações. Shiva sem Shakti seria o vazio, pois uma consciência sem ser manifestada não é nada. Shakti sem Shiva seria um cadáver, porque um corpo sem consciência é um corpo sem vida.

Cada Deus hindu (Shiva) tem sua respectiva representação feminina (Shakti). Por exemplo: Brahma é o Deus da criação, que determinou o princípio do Universo e sua parceira, a energia complementar feminina, é Saraswati, a mãe dos Vedas (ensinamentos práticos para uma vida plena), a personificação da própria Natureza e a criadora das Artes e Ciências, da qual a maior arte é o Amor. Ou seja, em todo o universo (dentro e fora de nós), simplificando, Shiva cria, Shakti manifesta.

Nós carregamos em nosso interior a manifestação da energia macrocósmica universao de forma microcósmica. Todos nós somos constituídos de água e minerais, assim como nos nutrimos de ar e geramos calor, ou seja, de todos os elementos da natureza. Assim como possuímos o masculino e o feminino. O pleno equilíbrio e união dessas forças é o que nos faz alcançar um modo pleno de viver. E a Kundalini é essa energia vital, a energia que manifesta nossos desejos, vontades, a energia que rege todas as manifestações do universo macrocósmico dentro de nosso corpo. 

O que o Tantra chama de Kundalini Freud um dia chamou, em seus estudos sobre a psicanálise, de “libido” e Reich, em sua psicanálise corporal, de “Orgone”. O cristianismo denomina a energia vital como sendo a energia do “Espírito-Santo”. 

A Kundalini  e sua ascensão para a iluminação se manifesta em todas as filosofias e religiões, assim como nas teorias contemporâneas da psicologia e bioenergética. 

Naquele tempo, os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus. Jesus respondeu: “O Reino de Deus não vem ostensivamente. Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’ ou ‘Está ali’, porque o Reino de Deus está entre vós”. (Lucas 17:20-25)

Como a Kundalini se manifesta?

 

Kundalini, a que tem energia em forma de kundala, que significa “espiral”, é a energia sustentadora da vida, a força vital contida em todos os seres, o poder que dá vida ao universo.

Kunda, significa “lago” e a Kundalini do planeta é o lago em que se fundiram todos os elementos da Terra. Esta energia pulsa numa frequência regular e ocasionalmente se enfurece na força de terremotos e erupções.

Assim como a energia do planeta pulsa, se expandindo e se contraindo constantemente, a energia de cada ser vivo pulsa da mesma maneira. Temos momentos de extroversão e outros de introspecção. Estamos momentos relaxados e outrora tensos. Nossos orgãos funcionam na base de expansão e contração, seja o coração regulando seus batimentos ou o intestino empurrando os alimentos. O próprio orgasmo se manifesta através do pulsar contínuo da musculatura pélvica.

O símbolo da medicina contemporânea são duas cobras enroscadas (Ida e Pingala) em um cedro (Sushumna), e onde suas cabeças se encontram, após 7 voltas (chakra), acontece a cura (Ascensão da kundalini).

Essa energia está adormecida em todos na base da espinha dorsal e, para que se tenha uma vida consciente e prazerosa é necessário que essa energia seja ativada, reconhecida e elevada até o alto da cabeça.

Ele é comparado a (e muitas vezes ilustrado como) uma perigosa cobra enrolada três vezes e meia, e como tal, quando liberada, pode agir de forma criativa ou destrutiva, positiva ou negativamente.

Perigos do despertar inconsciente da Kundalini

Muito se fala sobre o despertar da Kundalini e a maioria das pessoas expressa uma falta de conhecimento ou até interpretam certas reações energéticas do corpo como a subida da energia, mas estão enganados.

A Kundalini é a energia da vida e qualquer expressão de nossas vontades pode ser encarada como uma manifestação dessa energia. O orgasmo é uma manifestação de Kundalini, dançar, sair com os amigos, conversar, namorar, dar risada, trabalhar ou fazer aquela viagem dos sonhos…tudo isso são manifestações da energia da vida. É nosso ‘fogo interno”, o poder do sexo, da criação, dos desejos e das vontades.

Como falamos a Kundalini fica armazenada na nossa região sexual, enrolada e descansando. Naturalmente temos 3 nós energéticos (chamados de bandhas) que impedem que ela suba indiscriminadamente. Esses nós podem ser dissolvidos e a energia canalizada de maneira consciente através de um trabalho de bem-estar físico: através de alimentação, exercícios e equilíbrio mental que devem ser desenvolvidos antes de permitir que a elevação se transforme numa experiência espiritual. Os iogues em geral passam muitos anos se trabalhando para tal ascensão.

Quando a Kundalini sobe ela percorre nossos canais energéticos, como as Nadis e o Sushumna (para saber mais sobre esses canais por ler o artigo sobre Chakras), assim como os meridianos, vasos, veias, nervos e músculos por todo nosso corpo, por isso a importância de uma preparação e limpeza psicofísica.

Então não posso elevar a Kundalini através de uma massagem tântrica ou meditação ativa?

 O Tantra no ocidente é tradicionalmente muito vinculado a sexualidade e a maioria dos profissionais se limitam a vincular a capacidade de alcançar o sétimo chakra com o estado de hiperconsciência orgástica ou com rituais (muitas vezes incompletos) de Maithuna (comumente chamado de “Sexo Tântrico”). A energia orgástica é sim uma potente manifestação da energia da vida, porém não é a única maneira de se alcançar a iluminação.

Na verdade existem várias ocasiões em que a Kundalini pode se manifestar, a relação sexual consciente é só uma delas. (veja bem, estou falando de sexo consciente. A relação sexual violenta, com movimentos rápidos e sem conexão energética real com o(a) parceiro(a) – que é como a maioria está acostumada e ver e praticar o sexo –  não só não vai influenciar na subida da Kundalini, como vai duplicar o esforço necessário para alcançar a mesma).

Principais canais energéticos do corpo segundo o Tantra.

Segundo as escrituras do Gheranda Samhia “Enquanto a Kundalini permanece adormecida, a alma individual (jiva) é limitada e o verdadeiro conhecimento não aparece.” O mesmo texto continua falando como a Hatha Ioga, a retenção da respiração, a visualização, os mantras e certos movimentos podem, juntos, despertar e controlar a Kundalini.

“Pense no seu corpo como um receptáculo de energia cósmica, um aglomerado de átomos conscientes, construídos a imagem do macrocosmo. A consciência vibra em cada uma das células, o prana está presente em todos os seus tecidos. Quando corpo e mente se unem, a consciência do corpo sutil começa a revelar-se.” (Pedro Kupfer)

Outras práticas como exercícios físicos, danças, certos sons de poder ou até drogas ou choques repentinos podem despertar a Kundalini, entretanto nesses casos o perigo de que essa energia ascenda fora de controle e crie problemas psicofísicos é extremamente alta. A maneira mais segura de canalizar a energia Kundalini é através de um compromisso profundo de amor e consciência transcendentais.

As sensações que a massagem Tântrica traz são sim manifestações da energia Kundalini, porém em sua grande maioria passa longe da experiência de iluminação e dissolução do ego causada pelo poder da serpente desenrolando pelo Sushumna. É como se a Kundalini fosse o sol, porém o que você consegue alcançar são somente o calor dos raios que ele emana.

E qual é então, a sensação da ascensão da energia Kundalini? 

Segundo o livro “Segredos Sexuais”: “A experiência é geralmente sentida como um “fogo líquido” simultaneamente quente e frio, elétrico, quase paralisante, abrindo todo o ser, queimando todo o ego, soltando todas as sombras para a superfície, iluminando e liberando.”

Caso seja liberta de maneira não consciente pode ser devastadora, te fazendo se deparar com seus maiores medos inconscientes e gerando problemas físicos e psíquicos que podem levar meses para serem equilibrados novamente.

A energia Kundalini é muito poderosa e, caso você tenha como objetivo manifestá-la deve fazê-la devagar, trabalhando a ascensão em cada chakra, conhecendo suas sombras mais profundas, sua consciências corporal e correta atitude mental, assim poderá canalizá-la para uma experiência positiva.

A Kundalini é a energia do desejo, e os mesmo continuam infinitamente durante nossa vida. Assim como a cobra pode ser linda mas ao mesmo tempo fatal os nossos desejos podem nos levar tanto a iluminação quanto ao vício. Segundo Buda, se formos escravos desses desejos nunca teremos a vida plena.

“O Yoga vê o homem como um reflexo do macrocosmo. A energia criadora que engendra o Universo manifesta-se no homem, que não é separado nem é diferente dela. O nome dessa energia é kundalini. A nossa consciência individual é apenas uma das suas dimensões, pois energia e consciência não são coisas separadas. A ciência concorda com o Yoga em que o Universo é um verdadeiro mar de energia. Eles diferem, entretanto, quanto ao significado dessa constatação. O Yoga diz que ela possui implicações pessoais profundas. Se a matéria é de fato vibração, então o corpo humano, que faz parte do mundo material, também é feito de energia. Consciência e energia estão intimamente ligadas, sendo dois aspectos da mesma realidade. “ (Pedro Kupfer)

Freud escreveu que, caso não consigamos controlar nossa libido e não soubermos lidar com negativas ou a não satisfação desses desejos criamos assim, a maior parte de nossas neuroses. É exatamente o que a filosofia tântrica prega, caso não soubermos canalizar nossa energia sexual (kundalini) conscientemente em cada chakra criamos nossas próprias limitações.

 Por exemplo, pessoas que tem a libido ou a maior parte da kundalini no primeiro chakra são, no geral, pessoas incapazes de amar, ficam muito doentes e se envolvem em drogas/álcool/cigarro/remédios. São pessoas só pensam em sexo, dinheiro, poder, esportes, drogas. Quanto mais você conseguir elevar sua energia vital perante os chakras mais evoluído irá ser sua forma de pensar para com o mundo.

 A iluminação, na palavra de quem já teve essa experiência, não é nada de especial. É quando você se dá conta que todos os seres são iluminados por trás da ganância, da avareza, do ego…e você se sente não mais como um indivíduo, mas parte do todo.

E com a mesma rapidez que essa percepção vem ela volta, a cobra volta a se enroscar deixando para você a responsabilidade de lidar com as consequências físicas e psíquicas dessa iluminação: Vômito, dor no corpo, dor de cabeça, diarréia. Assim como podem ocorrer confusões mentais sobre sua própria identidade como indivíduo, desapego total dos bens materiais, etc…

Como falamos existem várias maneiras de se trabalhar a energia vital. Seja melhorando sua consciência corporal através de exercícios, dança, Ioga, artes marciais, etc ou seu equilíbrio mental com respirações conscientes, meditações entre outras atividades. A Ascensão da Kundalini de maneira consciente envolve o desenvolvimento e prática corporal, mental e espiritual.

Sempre que você se sentir mais vivo, feliz e realizado lembre-se que em todos esses momentos a Kundalini também está se manifestando dentro de você.

Olá! Sou Deva Okmar Anand

Olá! Sou Deva Okmar Anand

Terapeuta Corporal do amálgama Tântrico

Já passei por diversos mestres e tutores em que seus conhecimentos e sabedoria me possibilitaram desenhar meu próprio caminho e expandi-lo para inúmeras possibilidades. 

Através de práticas e ferramentas antigas e contemporâneas, ocidentais e orientais, te convido a ir além do tradicional para a compreensão de si mesmo. De suas emoções, sentimentos, desejos e dores.  A inspirar você a abraçar sua essência e assim trazer momentos de mais leveza, amor, liberdade, consciência e prazer para o seu dia a dia.

Descobrir mais sobre mim e minha ligação com o mundo me move a passar isso também para as outras pessoas. Acredito que a mudança no mundo parte primeiro da mudança em nós mesmos.

Terapia Tântrica Individual

A Terapia Tântrica busca, através de práticas corporais e toques terapêuticos, trazer consciência para romper com crenças limitantes e assim você se enxergar LIVRE e poder SER e AMAR em sua essência.

 

Terapia Tântrica para Casais

Práticas corporais para aumentar o prazer sexual e erótico, estabelecer a liberdade para se comunicar e não julgar o outro e, assim, começar a transformar a relação como um todo.

 

Sessões de Massoterapia

Seja através de toques vigorosos ou sutis relaxe, trate e previna enfermidades, elimine energias negativas e equilibre seu corpo e mente com mais consciência sobre seu corpo.

 

Cursos e Workshops

Aprenda as técnicas de massagem para usar com seus parceiros. Experimente no corpo os efeitos da respiração consciente. Conheça mais sobre o Tantra e sinta na pele a transformação que essas ferramentas podem trazer.

 

Enviar por WhatsApp