A milhares de anos os hindus desenvolveram o sistema de chakras. Chakra significa “roda” ou “círculo” em hindu e são centros circulares que concentram nossa energia e consciência. Pelas escrituras existem milhares desses pontos espalhados pelo nosso corpo (como veremos quando falarmos de meridianos), porém os mais conhecidos e utilizados são os 7 principais que compõem a Órbita Microcósmica dentro de cada um de nós.

Antes vimos como podemos trabalhar nossa energia e harmonizar seu fluxo através da respiração. Agora vamos adentrar em mais detalhes como que, para o Tantra, essa energia trabalha. Entendendo um pouco mais como esse sistema funciona conseguimos entender alguns padrões, fortalecer nossa presença mental e expandir nossos limites.

Seu formato lembra um CD girando em altíssima velocidade com 4 ou 5 dedos de largura. Com práticas de mantras, yoga, meditação, respiração, etc…podemos fazer com que se expandam e aumentem de tamanho

 Cada chakra está linkado a uma glândula hormonal: Pituritária, Pineal, Tireóide, Timo, supra-renais, pâncreas e ovários/testículos. Eles também tem uma cor, mantra e elemento que os estimulam. Biologicamente e energeticamente os chakras influenciam todos os níveis de nossa existência: Nossa consciência, nossas emoções, pensamentos, além de todo o processo fisiológico e circulação de energia. 

Qual a característica de cada um dos chakras?

 Cada chakra também tem um símbolo (ou yantra) específico. Os vórtices inferiores (os 3 primeiros), estão relacionados a matéria. O chakra central (cardíaco) é o regente dos sentimentos mais profundos, do amor na sua forma mais pura e os 3 chakras superiores estão associados ao mental e a iluminação.

É super importante mantê-los em equilíbrio com práticas como dança, Tai-chi ou Yoga assim como técnicas mentais como meditação e mantras. Alimentação equilibrada e comunicação não-violenta também equilibram sua energia. Os chakras influenciam e são influenciados diretamente pelo corpo físico, daí a importância dessas práticas.

 

Múladhara chakra 

Localização: Nos orgãos sexuais e na pélvis, entre o ânus e os genitais. Na base da coluna vertebral.

Cor: Vermelho fogo para tonificar. Aquece e estimula a circulação, estimula o sistema nervoso simpático, energiza o fígado, estimula nervos e músculos. Vitaliza e organiza o corpo físico. Violeta, azul ou rosa servem para sedá-lo.

Mantra: Lam

Elemento: Terra – o mais denso dos elementos

Glândula: Supra-renais

Regula: A sobrevivência, a alimentação, o conhecimento, a autorrealização, os valores (em questões materiais), o sexo (para procriação), longevidade e prazer. Interação com o mundo material. A vontade, o poder, o instinto de sobrevivência. É o centro erótico do homem e onde reside a energia kundalínica.

Em desequilíbrio: Irritação, raiva, medo de viver, apego excessivo, depressão.

Em equilíbrio: Confiança na vida, segurança pessoal, satisfação, estabilidade, força, coragem interior, auto-estima.

Informações armazenadas no chakra: Convicções familiares, superstições, lealdade, instintos, prazer físico, dor e toque.

Swádhistana chakra 

Localização: Na lombar abaixo do umbigo (mais ou menos 4 dedos abaixo) no nível do púbis

Cor: Laranja o tonifica. É uma cor acolhedora e estimula a alegria. É social e traz otimismo, expansividade e equilíbrio emocional. Traz confiança, automotivação e senso de comunidade. Azul ou verde para sedar

Mantra: Vam (concentrando-se nos genitais)

Elemento: Água – A essência da vida. 3/4 da Terra está coberta de água. 3/4 do nosso corpo é formado por água. Os sons da água ampliam a vibração desse chakra.

Glândula: Gônadas e Ovários

Regula: A sedução e a atração, criatividade e relacionamento. Impulsos emocionais. Manifesta-se sexualmente, mas como sensações e prazer, fantasias e desejos sexuais. Aprender a “deixar fluir”. Centro erótico da mulher.

Em desequilíbrio: Ciúmes, possessividade, instintos reprimidos, tensão, tristeza e problemas de libido.

Em equilíbrio: Fluidez natural da vida em corpo, alma e mente. Entusiasmo, produtividade, franqueza.

Informações armazenadas no chakra: dualidade, magnetismo, controle, emoções (alegria, raiva, medo…)

 

Manipura chakra 

Localização: Na altura do estômago

Cor: Amarelo dourado para tonificar. Exerce influência no sistema nervoso. Estimula Pâncreas, fígado e vesícula. Fortalece as articulações, o sistema digestivo e linfático. Intensifica o raciocínio lógico. Violeta, azul ou verde para sedar.

Mantra: Ram (com concentração na região do umbigo)

Elemento: Fogo – Auxilia na digestão dos alimentos fornecendo Prana.

Glândula: Pâncreas

Regula: As escolhas, dentro do possível, das suas vontades. Individualidade, poder pessoal. Sua identidade no mundo.

Em desequilíbrio: Tendência a moldar tudo sob seu ponto de vista, egoísmo, inquietação, insatisfação, descontrole, nervosismo, ansiedade, falta de concentração, medo de novas experiências e de rejeição.

Em equilíbrio: Auto-estima, sensação de paz e harmonia, aceitação da vida e do próprio crescimento, valorização das conquistas interiores e exteriores.

Informações armazenadas no chakra: Poder pessoal, personalidade, senso de pertencimento. Desenvolvimento do ego. impulso de liderança, praticidade e trabalho.

Anahata chakra 

Localização: Na região do tórax, no centro do peito.

Cor: Verde para tonificar, relaxante do sistema nervoso. O Violeta para sedar.

Mantra: Yam (com atenção voltada ao coração)

Elemento: Ar – Auxilia no funcionamento dos pulmões e do coração.

Glândula: Timo

Regula: O amor, a compaixão, o perdão, a verdade e a gratidão. Intermedia os chakras superiores e inferiores, tendendo ao reequilíbrio do amor, altruísmo e compaixão.

Em desequilíbrio: Doação excessiva, desespero, ódio, inveja, medo, ciúmes, raiva, depressão, angústia, indiferença, brutalidade, frieza. 

Em equilíbrio: Amor, compaixão, confiança, inspiração, esperança, generosidade, calma, alegria e equilíbrio.

Informações armazenadas no chakra: Conexões com aqueles que amamos.

Vishuddha chakra 

Localização: Na garganta.

Cor: Azul. Celeste Atua como tranquilizante e é regenerador celular. Traz quietude e paz mental, estimula a busca da verdade, inspiração, criatividade, compreensão e fé. Está associado a paciência e à serenidade. Para sedar laranja ou violeta.

Mantra: Ham (concentrando-se na região da garganta)

Elemento: Os chakras superiores não representam um elemento específico. Mantém a presença dos 5 elementos, com três gunas (mente, intelecto e o “ser”)

Glândula: Tireóide

Regula: A comunicação interna e externa, consciência e crenças (no que acredita e se apega). Maneira como se expressa. Também sobre como aprende a assumir responsabilidades pelas suas necessidades.

Em desequilíbrio: Dificuldade de se comunicar, de se expressar e de tomar decisões. Insegurança, auto-crítica, timidez, medo da opinião alheia. Falta de autoridade.

Em equilíbrio: Livre expressão dos pensamentos, conhecimentos e sentimentos; criatividade na comunicação, comunicação clara e objetiva, eloquência, capacidade de ouvir com atenção, honestidade, fé, vontade e integridade.

Informações armazenadas no chakra: Autoconhecimento, verdade, atitudes, audição, paladar e olfato.

Ajña chakra 

Localização: No meio da testa, entre as sombrancelhas.

Cor: Violeta, que é tranquilizante, calmante e purificador. Clareia e limpa a corrente psíquica do corpo e da mente, afastando problemas de obsessão mental e psicose.

Mantra: Om

Elemento: Os chakras superiores não representam um elemento específico. Mantém a presença dos 5 elementos, com três gunas (mente, intelecto e o “ser”)

Glândula: Pituritária

Regula: A intuição e a consciência. Entendimento e não-julgamento. 

Em desequilíbrio: Rigidez mental, racionalidade excessiva, vaidade em relação a própria inteligência, medo da verdade, confusão, fixação por determinadas ideias

Em equilíbrio: Agilidade mental, mente aberta, capacidade de enxergar o todo, transcedência, intuição aguçada, discernimento, inteligência emocional.

Informações armazenadas no chakra: Capacidade de enxergar o todo, sabedoria, intuição, intelecto.

Sahásrara chakra 

Localização: No topo da cabeça.

Cor: Branca (engloba todas as cores do prisma)

Mantra: Sham

Elemento: Todos os elementos, inclusive o éter.

Glândula: Pineal

Regula: O reconhecimento da iluminação, o Si mesmo. Espiritualidade plena, manifestação do Divino. Viver o presente, o senso de integração com o todo, a sabedoria intuitiva. 

Em desequilíbrio: Falta de propósito, perda de identidade, medo de estar só, sentimento de separação do próprio “eu”.

Em equilíbrio: Confiança, abnegação, humanitarismo, devoção, inspiração, valores, ética. 

Informações armazenadas no chakra: Integração e conceito de todo.

 

Como estimular os chakras?

Os discos energéticos giram em sentido horário ou anti-horário, dependendo da qualidade energética de cada indivíduo. E existem muitas práticas que podem fazer os chakras girar em um sentido ou em outro.

Com o chakra girando em sentido horário a pessoa é menos suscetível a influências externas e não tem contato com energias negativas. É um irradiador, pois emite energia de dentro para fora, para os ocultistas é conhecido como uma pessoa “de corpo fechado”.

Quando o chakra gira no sentido contrário (anti-horário) ele capta energia externa, mantendo o corpo astral “aberto”. Girando nesse sentido se estimula a mediunidade e a sensitividade, a sensibilidade ao ambiente aumenta e a aptidão a mediunidade, a diagnósticos precisos e tem um poder maior de captação de energias negativas e miasmas energéticos. Quando o chakra gira no sentido anti-horário perde-se energia, e quem perde muita energia pode sobreviver da energia alheia por meio de uma relação de dependência chamada na metafísica de “vampirismo”.

Os métodos de estímulo dos chakras podem ser divididos em métodos internos: práticas que envolvam paz e meditação como Yoga, mantras, Karatê-Do, Tai-chi, Qi Gong, Aikidô ou até o Maithuna (Ritual do sexo tântrico). Os métodos externos são os passes e bençãos, massagens, acupuntura, moxa, reiki, geoterapia, cromoterapia, entre outros.

Em que chakra está sua consciência?

Cada um de nós tem uma consciência primária em algum chakra. Que define o nível de consciência que estamos e a maneira como vemos o mundo. Em todos os outros aspectos da nossa vida (emoções, sentimentos, pensamentos e impulsos) nós, dependendo do momento de vida, transitamos entre os chakras mas baixos ou mais elevados, porém a maneira como interpretamos nossas experiências, ou seja, nosso ponto de vista, vem do nível de elevação de consciência que temos.

Nós continuamos a ressoar nossa consciência nesse chakra até que tudo seja experimentado, absorvido, entendido e internalizado. E então estamos prontos para avançar um nível mais.

Cada chakra corresponde a um elemento específico e nossa consciência, ponto de vista, como nos expressamos e comportamento perante as situações são marcados pelas características de cada um deles.

 1 – TERRA: Nos dá a base para ficarmos de pé e para construirmos nosso lar. Se nossa consciência está no primeiro chakra temos a tendência a interpretar todas nossas experiências baseados no nosso instinto de sobrevivência. Vivem num nível puramente material.

2 – ÁGUA: Ela nos mantém vivos, nos limpa, e faz com que nossos sentimentos fluam. Pessoas com o nível de consciência no segundo chakra interpretam suas experiências de acordo com o impacto em seu corpo e sua vitalidade. Vivemos em um nível físico e sexual.

3 – FOGO: Nos esquenta e aquece nossas emoções. Aqui interpretamos nossas experiências pelas perspectivas do ego. Sentimos nossas emoções de forma intensa e nos identificamos fortemente com as normas da sociedade, ou do nosso grupo. Vivemos num nível individualista de ver as coisas.

4 – AR: Nos dá o primeiro suspiro de vida e nos ajuda a processar todas as experiências de maneira mais integrada. O ar conecta tudo na Terra. Pessoas com a consciência no quarto chakra enfatizam a empatia, o amor, a auto-expressão de nossas experiências. Lidam com as coisas de uma maneira mais conectada.

5 – ETHER: É o elemento mais avançado e símbolo da expansão e do espaço. No quinto chakra a comunicação, a expressão e a identidade são características muito importantes da sua experiência. É viver a vida na base da comunicação e da auto-consciência.

6 – AJÑA: O sexto e sétimo chakras são tão sutis que não tem elementos. No sexto chakra interpretamos nossas experiências em conexão com nossa mente e consciência. É a fase espiritual da vida.

7 – SAHASHARA: No último chakra nos conectamos com a experiência de preenchimento, entendimento do todo e iluminação. É o modo de vida baseado na coletividade.

Um exemplo: Imagine que a pessoa A tem a consciência do primeiro chakra e a pessoa B está no quarto chakra. Ambos vivem uma experiência baseada no terceiro chakra em uma situação de emoções intensas e de identificação com seu grupo.

A pessoa B iria encarar a situação sob a perspectiva de conectar os pontos e encontrar uma solução boa para todos enquanto a pessoa A iria se basear em seu instinto de sobrevivência para decidir o que fazer , buscando primeiro sua segurança material e individualidade (enfrentar, fugir ou paralisar) para depois pensar no grupo.

Grande parte das pessoas vivem com a consciência nos 3 primeiros chakras (sobrevivência, sexo/prazer e dinheiro/ego/poder). Com práticas do Tantra e consciência do seu corpo, mente e existência se pode elevar a consciência a novos níveis, e assim também aumentar a percepção do todo e de você mesmx em todos os sentidos.

Sushumna e a Órbita microcósmica

“No corpo humano existem centenas de milhares de canais sutis, mas os principais são de número 14. Destes, três são particularmente importantes: Ida (para a esquerda), Pingala (para a direita) e Sushumna (no centro). Destes três, sushumna sozinho é o mais elevado e amado dos iogues; todos os outros canais sutis são subordinados a ele. O canal Ida fica do lado esquerdo, enroscando-se à volta de sushumna e, indo para a narina direita. O canal pingala fica do lado direito, enrolado no canal central, indo para a narina esquerda. Aquele que conhece este microcosmo do corpo e experimenta seus mistérios alcança verdadeiramente o mais elevado estado de ser.” (Shiva Samhita)

O nosso principal canal energético que corre pela nossa espinha, chamado de Órbita microcósmica pelos taoístas, é chamado de Sushumna pelos yogis. O Sushuma corre desde a base da espinha, no coccyx, até o topo da sua cabeça. Esse canal flue para cima, passando por todos os seus chakras e retornando através da linha central da parte frontal do seu corpo.

Em ambos os lados do Sushumna existem mais dois canais energéticos, ou nadis, que na tradição Tântrica são chamados de Ida e Pingala. Ida representa a energia negativa, a energia feminina, da lua. A Pingala representa a energia positiva, masculina e do sol. Pela perspectiva do observador, a Ida fica do lado direito e a Pingala do lado esquerdo. Ambas começam no coccyx e fluem lado a lado para cima, circulando o Sushumna como se fosse uma cobra e, onde elas se cruzam são formados os 7 vórtices de energia ( principais chakras).

A respiração das narinas alternadas (vídeo abaixo) é muito boa para limpeza das nadis e consequentemente, estimulação de todos os chakras.

Consciência, desenvolvimento e crescimento são encorajados quando ativamos esses centros de energia e trazemos a Ida e a Pingala para sua união uma com a outra. E consciência para a sexualidade significa se aprofundar no seu prazer, sentindo ele de forma mais intensa e prolongada. Nós conseguimos isso se permitirmos que a energia kundalini suba pela nossa espinha (Sushumna) rompendo os bloqueios físicos e energéticos existentes em nosso corpo através de respirações, meditações, yoga, dança, artes marciais, massagens, exercícios, sexo…enfim…para o Tantra tudo pode ser uma alavanca para a iluminação, você somente precisa saber usá-la de forma consciente.

PRÁTICA: LIMPANDO E ESTIMULANDO OS CHACKRAS

 Com esse exercício você pode atingir mais clareza espiritual e energética. Se você preferir pode começar a sessão de cada chakra com a respiração das narinas alternadas. Essa respiração estimula todos os chakras e limpa as nadis (Ida e Pingala).

 1 – Deite-se confortavelmente e feche seus olhos. Sinta a gravidade puxando seu corpo e deixe ele relaxar e se aproximar mais do chão.

2 – Inspire pelo nariz e solte pela boca enquanto imagina sua energia fluindo e ativando seus chakras em cada expiração. Se concentre no seu fluxo de energia.

3 – Coloque as palmas das mãos no chão e, com uma inspiração profunda deixe seu corpo absorver o prana e imagine ele fluindo para seu primeiro chakra quando expirar. Visualize um fluxo de luz vermelha. Continue com esse processo por mais sete respirações profundas, lembrando sempre de inspirar pelo nariz e expirar pela boca.

4 – Agora coloque suas mãos mais ou menos 4 dedos abaixo do umbigo (segundo chakra. Com uma inspiração profunda deixe seu corpo se encher de vida. E quando você expirar imagine essa energia em forma de uma luz quente alaranjada fluindo em direção do segundo chakra. Repita 7x esse processo

5 – Agora coloque suas mãos na altura do diafragma (terceiro chakra). Com uma inspiração profunda deixe o prana entrar no seu corpo e a cada expiração imagine essa energia em forma de uma luz quente amarela alimentar esse chakra. Repita 7x esse processo.

6 – Agora coloque suas mãos no chakra cardíaco (no meio do peito). Respire profundamente e conscientemente, levando a energia cósmica para dentro do seu corpo. Quando expirar imagine essa energia fluindo para seu peito em forme de uma luz verde. Repita 7x

7 – Coloque uma mão em cima da outra na garganta. Com uma inspiração profunda sinta a energia cósmica entrando no seu corpo e, conforme expira sinta essa energia calorosa em forma de uma luz azul clara. Repita 7x.

8 – Coloque o dedo do meio de cada mão no centro de sua testa (entre as sobrancelhas). Com uma inspiração profunda absorva a energia da vida e permita que ela flua em forma de uma luz azul escura para o sexto chakra. Repita 7x

9 – Com sua mão esquerda toque o topo da sua cabeça e sua mão direita em cima da esquerda. Com uma inspiração profunda deixe entrar essa energia vital e com sua expiração direcione essa energia ao topo da sua cabeça em forma de uma luz branca e brilhante. Repita 7x.

10 – Agora descanse suas mãos ao lado do seu corpo e relaxe sentindo os efeitos da prática. Fique assim por uns 5 minutos.

11 – Sente-se em forma de meditação segurando seus tornozelos Agora você vai conectar todos seus chakras através da respiração.

12 – Com uma inspiração profunda visualize sua respiração subindo a partir do seu coccyx pela sua espinha (sushumna).

13 – E então visualize sua respiração descendo do topo da sua cabeça até o coccyx pela parte frontal do seu corpo enquanto expira.

14 – Deixe que esse ciclo de respirações fluam e se estabeleçam e forneçam energia em todo o seu ser.

15 – Para concluir, deite-se confortavelmente e sinta a energia fluir pelo seu corpo.

 Quando nós limpamos nossos chackras através do uso consciente da sexualidade nós criamos efeitos tangíveis na maneira como vemos e lidamos com todos os aspectos da nossa vida.

Olá! Sou Deva Okmar Anand

Olá! Sou Deva Okmar Anand

Terapeuta Corporal do amálgama Tântrico

Já passei por diversos mestres e tutores em que seus conhecimentos e sabedoria me possibilitaram desenhar meu próprio caminho e expandi-lo para inúmeras possibilidades. 

Através de práticas e ferramentas antigas e contemporâneas, ocidentais e orientais, te convido a ir além do tradicional para a compreensão de si mesmo. De suas emoções, sentimentos, desejos e dores.  A inspirar você a abraçar sua essência e assim trazer momentos de mais leveza, amor, liberdade, consciência e prazer para o seu dia a dia.

Descobrir mais sobre mim e minha ligação com o mundo me move a passar isso também para as outras pessoas. Acredito que a mudança no mundo parte primeiro da mudança em nós mesmos.

Terapia Tântrica Individual

A Terapia Tântrica busca, através de práticas corporais e toques terapêuticos, trazer consciência para romper com crenças limitantes e assim você se enxergar LIVRE e poder SER e AMAR em sua essência.

 

Terapia Tântrica para Casais

Práticas corporais para aumentar o prazer sexual e erótico, estabelecer a liberdade para se comunicar e não julgar o outro e, assim, começar a transformar a relação como um todo.

 

Sessões de Massoterapia

Seja através de toques vigorosos ou sutis relaxe, trate e previna enfermidades, elimine energias negativas e equilibre seu corpo e mente com mais consciência sobre seu corpo.

 

Cursos e Workshops

Aprenda as técnicas de massagem para usar com seus parceiros. Experimente no corpo os efeitos da respiração consciente. Conheça mais sobre o Tantra e sinta na pele a transformação que essas ferramentas podem trazer.

 

Enviar por WhatsApp